Quem Somos
A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) atua como Centro de Referência em pesquisa, educação, extensão comunitária e atenção à saúde, dedicada à promoção do envelhecimento saudável e ao cuidado integral da pessoa idosa.
Com o rápido envelhecimento da população brasileira, a FUnATI tem alcançado reconhecimento nacional e internacional por suas pesquisas pioneiras sobre o envelhecimento de populações ribeirinhas e por incentivar a educação e a conscientização sobre a longevidade saudável e a qualidade de vida.
HISTÓRICO
A Universidade Aberta da Terceira Idade – UnATI foi criada inicialmente como núcleo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e posteriormente passou a ser Órgão Suplementar por meio do Decreto Lei 3.595 de 2011, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência sobre questões relativas ao envelhecimento.
A Universidade iniciou suas atividades no dia 17 de novembro de 2007 como anexo no terceiro andar na Escola Superior de Ciências da Saúde ESA/UEA onde realizou suas atividades por 8 anos.
Desde sua criação obteve parcerias importantes com universidades renomadas do país, a citar a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade de Brasília (UnB), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade de São Paulo (USP) por meio do seu Polo de Telessaúde.
Em 31 de julho de 2015 ganhou sua nova sede ocupando uma área de 400 metros quadrados, com instalações que comportam oito salas de aula, entre elas salas de música e dança, ambulatórios, laboratórios de informática, além de auditório com capacidade para cem pessoas. A sede está localizada na Avenida Brasil, 70 – Bairro de Santo Antônio.
Em 11 de julho de 2018, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (PL) de número 125/2018 que criou a Fundação da Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnaTI), levando em consideração a relevância das atividades da instituição em prol da população idosa do estado do Amazonas. UnATI/UEA passou então a ser FUnATI, em virtude da sua independência técnica adquirida.
Nossa Política de Qualidade
Prestar os serviços para a população idosa do Amazonas em conformidade com os requisitos legais e os princípios da administração pública, estimulando o controle social, garantindo a qualidade do atendimento ao usuário dos serviços públicos, a valorização do serviço público e buscando a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.
ATIVIDADES REALIZADAS
ENSINO
Capacita profissionais e outros públicos para atuarem no âmbito do envelhecimento com cursos de Especialização em Gerontologia e Saúde do Idoso, além de ofertar programas que aliam conhecimento acadêmico e práticas integradas para melhorar a qualidade de vida dos idosos como cursos diversos de curta, média e longa duração.
PESQUISA
Por meio do Centro de Pesquisa, Ensino, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico – Gerontec, coordena o desenvolvimento de estudos e produtos inovadores que contribuem para o envelhecimento saudável e a melhoria da qualidade de vida da população idosa. A infraestrutura e serviços foram projetados para atender às necessidades de pesquisadores, estudantes e parceiros institucionais, proporcionando um ambiente propício para a inovação e o desenvolvimento científico.
EXTENSÃO, CULTURA E LAZER
Oferece ações relacionadas com as funções sociais, culturais e artísticas de natureza extensionista da Universidade, dedicada ao bem-estar dos idosos. Seu foco abrange aspectos cognitivos e emocionais, melhoria da saúde física e mental, integração sociocultural e oferta de oportunidades de lazer por meio de diversas oficinas voltadas para pessoas a partir de 60 anos de idade.
ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA
Proporciona assistência especializada por meio da Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro onde atua na promoção da saúde, prevenção de doenças, estímulo ao autocuidado, manutenção e/ou recuperação da capacidade funcional, com a finalidade de colaborar para o envelhecimento saudável. A equipe multidisciplinar é composta por especialistas na área da gerontologia, oferecendo atendimentos em diversas áreas da medicina, como cardiologia, ginecologia, oftalmologia, entre outros, além de técnicos administrativos e equipe dos sistemas de informação do SUS.
