Quem Somos

A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) atua como um Centro de Referência de ensino, pesquisa, extensão e assistência à saúde voltados para questões inerentes ao envelhecimento e na formação de recursos humanos Especialistas na área de Gerontologia e Saúde do Idoso.

Com o avanço do envelhecimento da população no Brasil, a FUnATI é hoje reconhecida nacional e internacionalmente pelas pesquisas sobre o envelhecimento do homem da floresta e por sua fomentação no processo educativo quanto ao envelhecimento e longevidade com qualidade de vida.

A FUnATI oferece semestralmente cerca de 3.000 vagas de cursos e oficinas livres para pessoas a partir de 50 anos, capacita profissionais na área de Gerontologia e promove também assistência à saúde por meio de sua Policlínica.

HISTÓRICO

A Universidade Aberta da Terceira Idade – UnATI foi criada inicialmente como núcleo  da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e posteriormente passou a ser Órgão Suplementar por meio do Decreto Lei 3.595 de 2011, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência sobre questões relativas ao envelhecimento.

A Universidade iniciou suas atividades no dia 17 de novembro de 2007 como anexo no terceiro andar na Escola Superior de Ciências da Saúde ESA/UEA onde realizou suas atividades por 8 anos.

Desde sua criação obteve parcerias importantes com universidades renomadas do país, a citar a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade de Brasília (UnB), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade de São Paulo (USP) por meio do seu Polo de Telessaúde.

Em 31 de julho de 2015 ganhou sua nova sede ocupando uma área de 400 metros quadrados, com instalações que comportam oito salas de aula, entre elas salas de música e dança, ambulatórios, laboratórios de informática, além de auditório com capacidade para cem pessoas. A sede está localizada na Avenida Brasil, 70 – Bairro de Santo Antônio.

Em 11 de julho de 2018, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (PL) de número 125/2018 que criou a Fundação da Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnaTI), levando em consideração a relevância das atividades da instituição em prol da população idosa do estado do Amazonas. UnATI/UEA passou então a ser FUnATI, em virtude da sua independência técnica adquirida.

ATIVIDADES REALIZADAS

ENSINO: Capacita profissionais para atuarem no âmbito do envelhecimento com Cursos de Especialização em Gerontologia e Saúde do Idoso, além de viabilizar programas de planejamento para aposentadorias em instituições públicas e privadas

PESQUISA: investe em pesquisa sobre envelhecimento de populações ribeirinhas amazônicas em parceria com Universidades do Brasil e do exterior.

EXTENSÃO : Oferece semestralmente em sua sede e nos Centros de Convivências do Idoso parceiros do Estado do Amazonas mais de 3.000 matrículas destinadas a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos de idade , por meio de oficinas e cursos gratuitos, como aulas de inglês, informática, aulas de danças, atividades físicas, geronturismo, aulas de teatro.

POLICLÍNICA FUnATI: Proporciona assistência de saúde para comunidade por meio de sua própria policlínica que realiza em média 40 atendimentos especializados por dia, oferecendo serviços de nutrição, fisioterapia, psicologia e outros de atenção básica.