17O Dr. Euler Esteves Ribeiro, reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) recebeu a indicação ao prêmio Zilda Arns pela Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa. O prêmio consiste em um reconhecimento público a quem tem uma história exemplar e que contribuíram ou têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas.
Emocionado, Dr. Euler Esteves Ribeiro, agradece a indicação feita pelo Deputado Federal Capitão Alberto Neto e diz estar muito feliz em continuar contribuindo com as questões do envelhecimento no Brasil.
Os vencedores serão definidos por um Conselho Deliberativo constituído pelo segundo-secretário, por membros titulares da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e por um representante de cada partido político com assento na Câmara, indicado por seu respectivo líder, caso a bancada não possua membro titular na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Prêmio Zilda Arns pela Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa
Criado em setembro de 2017 e regulamentado pelo Ato da Mesa 209/2017, o Prêmio Zilda Arns é uma forma de reconhecimento às pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas. O prêmio consiste em um diploma de menção honrosa, concedido a até cinco homenageados. Não há ajuda de custo para a vinda dos homenageados.
Seu nome homenageia a Dra. Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas, uma das fundadoras da Pastoral da Criança. Conselheira no Conselho Nacional de Saúde, Zilda Arns trabalhou também no Ministério da Saúde.